Portes GRATIS para encomendas acima de 120 EURO

7 Best Walks in Spain

7 melhores passeios a pé em Espanha

Os sete melhores passeios a pé em Espanha

Da colaboradora convidada Steph Parker, criadora de conteúdos de viagem do premiado blogue de viagens Big World Small Pockets

A Espanha é realmente um dos meus países favoritos para visitar na Europa, sobretudo devido às fantásticas oportunidades de caminhada que oferece. Ensolarada, culturalmente vibrante e com muita história, o que eu mais adoro em Espanha são as vistas e as paisagens, que são de outro mundo!

E que melhor maneira de as apreciar do que através de um dos passeios épicos do país?

Desde manobras de montanha a passeios costeiros, caminhadas de vários dias a caminhadas de um dia, Espanha tem uma tonelada de passeios épicos por onde escolher, cada um oferecendo algo diferente neste país altamente diversificado.

Além disso, caminhar é, naturalmente, a melhor maneira de sair dos trilhos batidos e ver as partes mais autênticas de Espanha, longe das multidões de turistas.

Por isso, se quiser desfrutar de uma viagem a este país fantástico que envolva tirar o pó das suas botas de caminhada, então a minha lista das 7 melhores caminhadas em Espanha é o local perfeito para procurar alguma inspiração!

Vamos a isso...

#1 Caminho de Santiago, Galiza

O número 1 desta lista das melhores caminhadas em Espanha é, naturalmente, o famoso Caminho de Santiago.

Provavelmente o mais popular dos trilhos desta lista, era impossível não o mencionar, porque esta antiga rota de caminhada de várias semanas vale realmente todo o alarido.

Abrangendo vários percursos, alguns com até 1000 km de comprimento, não há dúvida de que se trata de uma caminhada muito longa (a maioria das pessoas demora algumas semanas a concluir), mas pode ser dividida em secções mais pequenas.

A rota mais popular é o Caminho Francês, que começa oficialmente em Saint Jean Pied de Port, na fronteira entre Espanha e França, mas eu fiz o deslumbrante Caminho da Costa Portuguesa, que é mais plano e oferece algumas vistas maravilhosas da praia.

Seja qual for a rota do Caminho que escolher, passará por cidades históricas incríveis, terá vistas deslumbrantes e desfrutará de caminhos antigos que datam de há muitos séculos.

Todos os caminhos convergem para a Catedral de Santiago de Compostela, na Galiza - onde se encontram as lendárias relíquias do apóstolo Santiago.

Se a verdade for dita, este não é um dos melhores passeios em Espanha se estiver à procura de sair dos trilhos batidos - vai encontrar muitos outros viajantes / caminhantes / peregrinos a fazê-lo ao mesmo tempo que você - mas é deliciosamente icónico e não podia deixar de o mencionar nesta lista!

#2 Caminito del Rey, Andaluzia

E agora passamos a algo muito diferente, tanto em termos de localização, como de duração e dificuldade!

Para começar, o Camino del Rey é uma caminhada no sul de Espanha, na maravilhosa região da Andaluzia.

Mais perto da cidade fabulosa de Málaga - e facilmente acessível a partir daí - este passeio de um dia está localizado no Desfiladero de los Gaitanes - um desfiladeiro esculpido pelo rio Guadalhorce.

Um trilho de 8 km formado por uma série de passadiços que se encontram a 100 m acima do fundo do desfiladeiro, num penhasco de 700 m de altura, não é certamente um trilho para os fracos de coração!

Mas é totalmente único, totalmente estimulante e as vistas são incríveis.

Outrora considerada uma das caminhadas mais perigosas do mundo - há muitas histórias de terror se as quiser procurar no Google, embora eu não o aconselhe! - o trilho foi agora completamente restaurado e oferece uma experiência muito mais segura que ainda promete uma verdadeira sensação de aventura.

Dito isto, continua a ser necessário usar um capacete para o fazer e reservar pelo menos 3-4 horas!

Definitivamente uma das melhores caminhadas em Espanha, este trilho linear requer um bilhete.... e eles esgotam rapidamente, por isso aconselho a reservar este com algumas semanas / meses de antecedência aqui.

Se quiser levar um guia para o ajudar a percorrer o trilho - o que eu também aconselho - é possível reservar uma excursão de um dia ao Caminito Del Rey, que inclui transporte para o início do trilho... algo que torna toda a experiência muito mais fácil de organizar!

Para mais informações, veja estas opções de topo...

Também é possível aceder ao caminho de forma independente, apanhando um comboio de Málaga para a aldeia de El Chorro e, a partir daí, um autocarro que o deixará à entrada do caminho.

#3 Ruta Del Cares, León e Astúrias

De volta ao norte do país, a Ruta del Cares é sem dúvida uma das melhores caminhadas em Espanha que deve ter na sua lista de desejos.

Situada nos Picos de Europa - uma cadeia montanhosa que faz parte da Cordilheira Cantábrica - a Ruta Del Cares é uma caminhada de 12 km que abrange as regiões de León e Astúrias.

Outro trilho linear, começa na aldeia de Poncebos e termina na aldeia de Caín.

Entre estes dois pontos, percorre-se um caminho espetacular que se insere numa formação natural conhecida como odesfiladeiro Divino... o que nos dá uma ideia da imponência da paisagem!

Numa região bastante remota, é definitivamente melhor tentar esta caminhada com um carro.

Ter as suas próprias rodas também lhe dará a oportunidade de explorar muitas das belas aldeias e cidades que se encontram nesta área montanhosa.

#4 Gr221, Maiorca

Se pensava que a ilha espanhola de Maiorca se resumia a turistas de pacote a beber cocktails à beira da piscina, então pense novamente!

A gloriosa joia das Baleares também oferece uma enorme variedade de aventuras activas - desde ciclismo e vela até, sim, adivinhou, caminhadas.

O melhor local para ir se quiser desfrutar de uma viagem mais ao ar livre que aproveite o melhor da paisagem da ilha é o noroeste de Maiorca, com a sua deslumbrante Serra de Tramuntana.

E é aqui que se encontra o fantástico trilho GR221, também conhecido como a rota da Muralha de Pedra Seca, que é certamente o melhor trilho da ilha e, sem dúvida, também um dos melhores passeios em Espanha.

Atravessando toda a cordilheira, com 135 km, esta caminhada de vários dias não é para os fracos de coração, mas contornando a cordilheira, que sobe abruptamente a partir da bela linha costeira, este trilho único leva a aldeias deslumbrantes, cenas locais e algumas paisagens fabulosas.

Começando em Port d'Andratx e terminando no local costeiro de Port de Pollença, este trilho é normalmente completado em 8 secções, o que significa que é um pouco mais de uma semana de caminhada.

Ao longo do caminho, passará pelas pitorescas cidades de Esporles, Deià e Port de Sóller, que também têm boas opções de alimentação e alojamento.

Saiba mais sobre estes locais e sobre a ilha de Maiorca em geral no meu post sobre as 21 melhores coisas para fazer nessa ilha mágica.

#Mulhacen, Andaluzia

Para o número 5 desta lista das melhores caminhadas em Espanha, voltamos ao sul do país e à minha região favorita da Andaluzia.

Sim, desculpem se sou um pouco tendencioso, mas não me consigo fartar desta região, com a sua incrível linha costeira e cidades históricas.

Mas uma coisa que a maioria dos viajantes que se dirigem para cá não se apercebem é que a região é também o lar de uma famosa cadeia de montanhas conhecida como a Serra de Nevada.

Perto de Granada, é fácil chegar a esta fabulosa área elevada com uma excursão de um dia a partir da cidade.

E no topo das caminhadas de um dia disponíveis aqui está o Mulhacen, que com 3479m de altura não é apenas o pico mais alto de Espanha continental, mas também de toda a Península Ibérica.

O pico de Mulhacen é um destino importante para o Islão, pois reza a lenda que um dos reis mouros de Granada está aí enterrado - de facto, o pico tem o seu nome.

Uma caminhada indiscutivelmente difícil, a forma mais fácil de a fazer num dia é apanhar um autocarro da Capileira para o miradouro do Mirador de Trevelez, onde se tem uma caminhada de cerca de 3 horas até ao cume.

Para chegar a Capileira a partir de Granada, pode conduzir ou apanhar um autocarro - Alsa é a empresa a escolher e os bilhetes podem ser reservados aqui.

A viagem de autocarro demora cerca de 2 horas e meia e custa 7€.

Recomendo vivamente que se faça a caminhada até Mulhacen apenas nos meses mais quentes.

Para mais ideias de coisas para fazer em Granada e arredores, veja este artigo Eu escrevi.

#6 Pico Sobarcal, Pirinéus

Uma das melhores caminhadas no Parque Nacional dos Pirenéus, perto da fronteira francesa, o Pico Sobarcal é também uma das melhores caminhadas em Espanha em geral!

Outro dos desafios desta lista, sugere-se que precisa de boas capacidades de alpinismo para chegar ao cume, especialmente para a última secção que o leva a subir até uma altura de 2.259m.

A extensão total do trilho é de 14 km, mas se não desistir, será recompensado com as mais incríveis vistas do cume.

Terá mesmo de alugar um carro para aceder a este local remoto, mas se estiver a fazer uma viagem por Espanha, este pode ser um ponto alto do itinerário.

No entanto, venha preparado e não tente fazer esta caminhada a não ser que tenha as competências e o equipamento necessários para o alpinismo.

#7 Montserrat, Catalunha

E agora, para a última entrada nesta lista das melhores caminhadas em Espanha, chegamos à encantadora região nordeste da Catalunha.

Famosa pela mágica cidade de Barcelona, há de facto muito para ver nesta região e, no que toca a caminhadas, a aldeia de Montserrat não deve ser esquecida.

Fácil de desfrutar como uma viagem de um dia, é a caminhada pela montanha de Montserrat até ao mosteiro classificado pela UNESCO no topo (que tem muitas conotações sagradas para os católicos, incluindo a Madona Negra) que realmente a coloca nesta lista.

Há várias rotas diferentes para subir a montanha, mas a melhor é provavelmente a de Sant Jeroni, que inclui um passeio de funicular para o ajudar no seu caminho!

Do cimo, pode desfrutar de belas vistas dos Pirinéus e dos vales do parque nacional circundante, além de uma visita ao próprio Mosteiro.

É possível chegar a Monserrat a partir de Barcelona de comboio, ou então veja estas excursões de um dia bem cotadas que organizam tudo a partir de si e incluem um guia para o informar sobre o significado histórico e religioso deste lugar mágico.

Aqui têm, pessoal, a minha lista das 7 melhores caminhadas em Espanha.

Espero ter-vos inspirado a explorar mais este país para além das suas habituais cidades turísticas e a tirar o melhor partido do fantástico clima deste país.

Steph

Mais sobre a Steph

Membro da British Guild of Travel Writersembaixadora da National UK Savings Week, convidada frequente do podcast Money da Legal & General Um Pouco Mais Rico e colaboradora regular do African Budget SafarisSteph já trabalhou com inúmeras marcas de viagens do Reino Unido e do mundo, desde a Jet2, Tesco Travel Money e easyJet até DMOs, incluindo Visit Sri Lanka, Visit Falklands, Visit Tenerife, Visit Czechia, Visit Indonesia, Visit Amsterdam, Visit Tunisia, Visit Estonia e Visit Samoa.

Não se esqueça de seguir as suas aventuras globais através do Instagram, Facebook, TikTok e Twitter - enquanto ela continua a partilhar dicas e truques sobre como fazer com que o seu orçamento de viagem vá mais longe!

O artigo original 7 melhores passeios a pé em Espanha publicado em Big World, Small Pockets também inclui algumas dicas de viagem úteis para caminhar em Espanha e pode ler mais sobre as aventuras de Steph aqui.

Se quiser contribuir com um blogue para ser utilizado no sítio Web do LifeSaver, ou se tiver visto um que considere interessante para outros, contacte-nos

Deixe uma resposta

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você em até 24 horas.