Temos aquela sensação de sexta-feira aqui em Salva-vidas – Sobrevivemos à semana e estamos chegando ao fim de semana. Então, para aqueles que vão se ausentar por alguns dias, reunimos três das dicas e técnicas de sobrevivência mais obscuras que encontramos. Nunca se sabe quando elas podem ser úteis. Nem sempre temos o equipamento ou as ferramentas de sobrevivência certos. Usar essas técnicas para sobreviver pode fazer toda a diferença e elas também são ótimas para se preparar para emergências.
- Cimento de Sobrevivência
Nem sabíamos que cimento de sobrevivência existia. Mas agora sabemos que é essencial para quem vive fora da rede elétrica. Em áreas selvagens, desastres podem acontecer a qualquer momento, então mesmo abrigos de curto prazo precisam ser robustos.
O cimento de sobrevivência é durável, fácil de fazer e seus ingredientes – uma mistura de lama e grama – são fáceis de encontrar na maioria das situações. Além disso, é ótimo para construir uma variedade de coisas – paredes, um forno, um depósito de alimentos ou recipientes.
Então, como fazer isso? É bem simples.
Faça sua lama
A lama que você usa como cimento de sobrevivência deve ter um alto teor de argila, idealmente. Se você espremer um pouco da lama na palma da mão e ela mantiver o formato, é um bom sinal.
Colete um pouco de grama
Em seguida, colete ou corte um pouco de grama e adicione-a à lama. O comprimento da grama dependerá da tarefa para a qual você usará o cimento. Por exemplo, ao construir grandes estruturas, como um forno ou cimentar as paredes do seu abrigo, a grama deve ser mais longa e espalhada na mesma direção, em vez de ser jogada aleatoriamente. Isso dará resistência ao cimento.
Mistura de argamassa
Quando quiser usar seu cimento de sobrevivência como argamassa, basta diluir um pouco mais a lama para criar uma consistência um pouco mais fina e úmida. Isso facilitará a aplicação e garantirá uma melhor cobertura.
Use um balde
Se você encher um balde ou recipiente com lama, terá a fonte diretamente à mão enquanto a utiliza.
Mantenha-o úmido
Se você precisar deixá-lo lá por algum tempo, sempre sele seu cimento de sobrevivência da melhor forma possível para que ele retenha seu teor de umidade.
Regue com cuidado
Se a lama secar, adicione água para ajudar a reidratá-la, aos poucos. É muito mais fácil adicionar mais água do que recuperar a consistência desejada.
Confira este ótimo vídeo do Corporals Corner, que vai um passo além e demonstra como fazer Concreto Romano.
2. Abrir uma lata sem abridor de latas
Então, essa é uma dica que vale a pena conhecer, mesmo que você só a use em casa quando não consegue encontrar o abridor de latas e precisa tomar medidas desesperadas!
Segure a abertura da lata – procure a data de validade, geralmente próxima a ela – contra uma superfície dura. Pode ser uma pedra, piso de concreto ou uma parede.
Se a superfície for lisa, raspe essa lateral da lata para frente e para trás. No entanto, se a superfície for irregular, empurre a lata com força contra ela e gire para frente e para trás. A pressão e o atrito rasparão a costura. Assim que você conseguir ver ou sentir o líquido saindo, pode puxar a tampa, se possível, ou usar algo duro e sem ponta para abri-la e pronto!
Aqui está um vídeo de Survival Life para ver como é feito.
3. Cabide para panelas
Se você for pego de surpresa e se encontrar inesperadamente na natureza até tarde, é improvável que tenha seu fogão à mão. Mesmo assim, você pode criar seu próprio suporte de panela eficaz para cozinhar diretamente sobre as chamas do seu fogo. Embora existam algumas alternativas complicadas por aí, como estes do Bushcraft Days e estes da Outdoors and Bushcraft , gostamos desta alternativa simples.
O que você vai precisar:
3 galhos resistentes – um com uma bifurcação natural, um com um gancho natural e um mais reto e mais longo que os outros dois.
Passo 1: Enfie o galho bifurcado verticalmente no chão, para que fique firme e bem posicionado para o fogo.
Passo 2: Afie as duas pontas do galho mais longo. Apoie-o na forquilha do primeiro galho, de modo que fique bem inclinado sobre o fogo. Enfie a outra ponta firmemente no chão e fixe-a bem com pedras e qualquer outro objeto que esteja à mão, para que ela possa suportar o peso do seu vaso.
Passo 3: Faça vários entalhes na lateral do galho com o anzol natural, para que você possa apoiar a ponta do galho principal nesses entalhes. A ponta ficará pendurada sobre o fogo e o pote ficará apoiado no gancho logo acima das chamas.
Então, para todos vocês, aventureiros, aventureiros, caminhantes, aventureiros, entusiastas de atividades ao ar livre ou apenas aqueles que vão aproveitar um tempo de descanso, não importa o que estejam fazendo, bom fim de semana, pessoal!
*Foto de Outdoor e Bushcraft .
Deixe uma resposta
Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você em até 24 horas.