Porque é que não posso usar o LifeSaver Water Purifier para filtrar a urina?
(E outras perguntas assustadoras que nos fazem)
Acredite ou não, esta é uma pergunta feita centenas de vezes por mês nos motores de busca online. A urina é uma das poucas coisas que os purificadores LifeSaver não conseguem tratar, juntamente com a água do mar e a água cinzenta, por isso pensámos em analisar o "porquê" com mais pormenor.
O LifeSaver Purifier purifica a urina?
Quando foi apresentado no Gadget Show há alguns anos, o apresentador urinou para dentro da sua garrafa LifeSaver e bebeu-a. Oferecemos uma a um conhecido sobrevivencialista britânico e a primeira coisa que ele fez foi urinar dentro dela e bebê-la. Aparentemente, no parque de estacionamento. (Deve ser uma coisa de homem.) Ambos sobreviveram, mas tenho a certeza que teriam ficado com mau hálito durante algum tempo.
Se for apanhado algures sem acesso a um rio ou lago, deve parecer contraproducente desperdiçar qualquer fonte de água. No entanto, a urina contém mais do que bactérias (que podem ser removidas); também contém sais, toxinas, amoníaco e vestígios de medicamentos - nenhum dos quais seria removido pela ultrafiltração do LifeSaver.
Os rins removem essas substâncias do corpo porque elas são prejudiciais se forem acumuladas em alta concentração. Se beber xixi, está a forçar os seus rins a processar estas toxinas novamente, e numa concentração mais elevada do que o normal, o que pode causar danos permanentes nos rins. Os sais também podem fazer com que a descarga seja feita com mais água do que a que realmente bebe, levando a uma maior desidratação.
ANSWER: Portanto, não - um LifeSaver não tornará a urina "segura" para beber, mas não o matará se insistir em fazê-lo uma vez para marcar uma posição.
O LifeSaver purifica água salgada (água do mar)
Os purificadores LifeSaver são ideais para actividades aquáticas - paddleboarding, canoagem, caiaque, pesca, barcos estreitos e barcos a motor - mas apenas em rios ou lagos de água doce. Mais uma vez, a questão é o teor de sal. A ultrafiltração não remove nada dissolvido na água - como o sal - apenas coisas dentro da água - como bactérias, material orgânico, cocó de peixe e areia.
Beber água do mar faz com que o seu corpo fique desidratado porque a alta concentração de sal força os seus rins a usar mais água para eliminar o excesso de sal do que aquela que realmente bebeu. Isto pode levar a um aumento da sede, náuseas, vómitos e, eventualmente, a danos nos rins e confusão, uma vez que as suas células perdem água e o equilíbrio de fluidos e sais do seu corpo é perturbado.
RESPOSTA: Não - um LifeSaver não torna a água do mar segura para beber. Nunca beba água do mar. Nem sequer uma vez.

O LifeSaver pode tornar a água cinzenta segura para beber?
A água cinzenta é a água que foi utilizada para tomar banho, tomar duche, lavar a louça ou a roupa (mas não para a descarga da sanita - que é classificada como água negra - também não potável). Contém contaminantes microbiológicos, como pele, cabelo, partículas e resíduos alimentares - que seriam removidos por um cartucho de ultrafiltração LifeSaver - mas também inclui sabão, desodorizante, detergente e outros produtos químicos de limpeza - nenhum dos quais seria filtrado.
RESPOSTA: Todos estes produtos têm um aviso de NÃO BEBER no seu rótulo. Por isso, não os beba. Mesmo depois de ter sido utilizado.
O LifeSaver removerá a toxina microcistina?
A toxina microcistina é um tipo de toxina hepática produzida por algas azuis-verdes que pode contaminar a água doce no Reino Unido, especialmente em condições quentes e ricas em nutrientes. Se ingerida, representa um risco para a saúde humana e animal e pode causar sintomas gastrointestinais, danos no fígado e outros problemas. A toxina não pode ser filtrada com um purificador de água LifeSaver.
A ingestão de água contaminada com microcistinas pode provocar cólicas estomacais, náuseas, vómitos, diarreia e dores de cabeça. A exposição a níveis elevados pode causar danos permanentes no fígado. Não nade nem beba água de áreas com proliferação visível de algas. Se suspeitar que uma massa de água está contaminada, não manuseie nem coma peixe dela.
As algas azuis-verdes podem ser identificadas pelo seu aspeto de escuma verde, azul-esverdeada ou acastanhada ou por estrias na superfície da água, frequentemente descritas como parecendo tinta derramada ou sopa de ervilhas. Um simples "teste do pau" pode ajudar a diferenciá-las de outras algas: se o material se partir em pequenos aglomerados irregulares quando espetado com um pau, é provável que se trate de algas verde-azuladas; se surgir em fios semelhantes a cabelos, trata-se de algas filamentosas inofensivas.
RESPOSTA: É mais provável que se formem em águas paradas ou calmas - por isso, opte por águas de fluxo rápido, se puder. Não beba água com algas verdes azuis. Nunca.

Um LifeSaver pode ser usado para filtrar café ou vinho?
A pergunta realmente assustadora! Em primeiro lugar, por que você gostaria de fazer isso?
RESPOSTA: Não vai remover a cafeína ou o álcool - se essa for a sua preocupação - provavelmente vai manchar o seu filtro, e vai definitivamente estragar uma bebida perfeitamente boa. Por isso, não o faça.
Aqui tem
É assustador pensar que há tantas pessoas por aí que já pensaram em beber erva - com ou sem purificação LifeSaver. Nesse sentido, a mensagem é: só porque pode, não quer dizer que deva. Para a água do mar, a água cinzenta e as algas verdes azuis, nunca se arrisque. E café e vinho? Simplesmente não.
Se quiser saber mais sobre o que um LifeSaver PODE remover, consulte o nosso Independently Tested page or entrar em contacto.
Deixe uma resposta
Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você em até 24 horas.