Em abril de 2025, o nosso Diretor Técnico, Joe Lovegrove, deu por si a viajar para África para apoiar Projectos Splash nos seus esforços para fornecer uma fonte sustentável e a longo prazo de água potável em três aldeias da Zâmbia.
A Splash Projects é gerida por ex-militares e tem como objetivo colmatar o fosso entre o mundo empresarial e as organizações sem fins lucrativos e as instituições de caridade, dando às empresas a oportunidade de concretizarem as suas ambições em matéria de Responsabilidade Social das Empresas (RSE) e de colocarem o Ambiente, o Social e a Governação (ESG) na vanguarda das suas agendas, e permitindo aos estudantes das escolas de gestão a oportunidade de experimentarem o impacto social em primeira mão. Coordenam voluntários e donativos para realizar projectos com impacto e que mudam vidas em todo o mundo.
As aldeias foram identificadas pelo ECHOuma ONG sediada na Zâmbia com o desejo de realizar intervenções orientadas para os resultados que contribuam para ter um impacto positivo na qualidade de vida das comunidades vulneráveis e pobres e para melhorar o bem-estar social.
As três aldeias, na província de Mongu, tinham todas acesso à água - em graus variáveis - mas a única forma de a tornar segura para beber era fervê-la (utilizando recursos preciosos de combustível) ou adicionar produtos químicos (que nem sempre tinham). Infelizmente, a doença, a diarreia e até mesmo os surtos de cólera são comunscom efeitos devastadores, sobretudo nos mais pequenos e nos mais velhos.
A primeira aldeia tinha um furo com uma bomba manual acoplada, que lhes permitia encher baldes e contentores perto das suas casas. A equipa Splash instalou um purificador de água comunitário LifeSaver C1, capaz de purificar até 500.000 litros - o suficiente para fornecer água potável segura durante quatro anos. Os membros da equipa também instalaram iluminação a energia solar, utilizando ferramentas fornecidas pela Boschpara as áreas comuns.
A segunda aldeia já dispunha de recolha de água da chuva com energia solar e de uma rede de condutas integrada em vários edifícios e tubos de suporte; um C1 foi ligado a um dos tubos de suporte, fornecendo uma fonte central de água potável purificada.
A terceira aldeia tinha de recolher água em baldes de um furo num campo fora da sua aldeia. Aqui, a equipa esteve presente para ajudar a abrir um novo furo, para facilitar o acesso à água. Em seguida, será instalada uma bomba e, quando houver fundos disponíveis, será necessário um C1 para ajudar a manter os residentes em segurança.
Numa última paragem, foi entregue um LifeSaver Jerrycan a uma escola em Livingstone, para dar às crianças água potável enquanto praticam desportos e actividades ao ar livre.
Para além do tempo e das despesas de viagem de Joe, a Icon LifeSaver doou os dois C1s e o LifeSaver Jerrycan. Os habitantes da aldeia também receberam sementes, plântulas e árvores de fruto para iniciarem as suas hortas.
Os pensamentos de Joe sobre o projeto são uma mistura de orgulho e frustração. "As soluções que fabricamos são tão fáceis de instalar e fazem tanta diferença na vida dos beneficiários que é difícil perceber porque é que não estão mais facilmente disponíveis para as pessoas que precisam delas. Não há desculpa para a pobreza de água nos dias de hoje, é simplesmente uma questão de garantir que o financiamento é canalizado na direção certa. Infelizmente, como empresa, não podemos oferecer tantos produtos como gostaríamos, mas oferecemos grandes descontos a instituições de caridade e agências de ajuda - só precisam de entrar em contacto."
Se tem um projeto que gostaria de discutir, encontrará mais detalhes na nossa página de Soluções Humanitárias página.
Deixe uma resposta
Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você em até 24 horas.